top of page

Entenda o que é feltragem

Se você chegou há pouco no universo da feltragem e está com dificuldades para entender alguns conceitos básicos deste meio, não se preocupe. Preparamos esse guia com as respostas para as principais perguntas que aparecem por aqui, para guiá-lo nas primeiras noções sobre feltragem, para que você possa navegar com mais segurança neste mar de possibilidades.


O que é lã feltrada?

A lã feltrada é aquela que já passou pelo processo de entrelaçamento e moldagem das fibras, seja por meio da feltragem agulhada ou molhada. Essas são duas formas de feltrar a lã, que vamos abordar a seguir. Resumindo: a lã feltrada é aquela que já passou por alguma intervenção, formando um tipo de tecido ou escultura bem formatada.


Qual é a lã utilizada para feltragem?


Para feltragem, nós utilizamos a lã 100% natural de carneiro. As mais tradicionais são os tipos merino e corriedale. Fibras como viscose, algodão e seda podem unir-se à lã natural para criar efeitos especiais nas suas peças.



Como usar lã de feltragem?


Ela é utilizada para criar peças dos mais variados tipos: miniaturas, echarpes, flores, chapéus e pantufas. Como são fibras maleáveis, não há limites para o que se pode inventar utilizando a lã de feltragem. É só colocar a imaginação para funcionar e aplicar a técnica mais adequada.



Como feltrar lã?


Para feltrar a lã, é preciso movimentar suas fibras para formar um tecido uniforme. Na feltragem agulhada, nós compactamos as fibras, empurrando elas para dentro das peças, enquanto na molhada, nós as colocamos em atrito, para que elas se entrelacem. Isso pode acontecer a partir de diferentes técnicas, como a feltragem com agulhas (needle felting), feltragem molhada (wet felting) e Feltragem Nuno (Nuno Felting).





Como fazer feltragem a seco?


A feltragem a seco consiste em uma forma de compactar as fibras, colocando-as para dentro do tecido. Para essa técnica, é necessário uma meada de lã natural, uma agulha para feltragem e a base para feltragem. A agulha vai ajudar a dar a forma necessária à mecha de lã.




Para que serve a caneta de feltragem?


A caneta de feltragem é uma entre tantas ferramentas existentes para aprimorar nosso trabalho com feltragem. Ela possui um suporte para 3 agulhas que podem ser utilizadas simultaneamente durante o trabalho. Isso dá mais agilidade e estabilidade durante a criação de peças que exigem firmeza.





O que é lã cardada?


Ela é uma fibra mais rústica, ótima para dar início aos seus trabalhos em feltragem, para fazer a modelagem das peças, por exemplo. Geralmente utilizamos esta fibra para as primeiras camadas da peça e fazemos o acabamento “fino” com outras fibras, como a merino ou a corriedale. A lã cardada também é utilizada para fazer enchimento de bonecas, como é comum nas Waldorf.





Gostou deste tira-dúvidas inicial? Ainda ficou com dúvidas relacionadas à feltragem? Escreve aqui e vamos conversar.



490 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page