top of page

O que é feltragem

Atualizado: 28 de abr. de 2022

A técnica de feltragem é muito versátil e possui diversas variações. Ainda nova no Brasil, vem a cada ano conquistando mais e mais pessoas pela sua beleza e versatilidade.

Além disso, é uma técnica relaxante e que não necessita de grande investimento para quem está começando. Basta uma base macia, uma agulha de feltragem e um pouco de lã e você já pode começar a confeccionar suas próprias peças.


A feltragem consiste basicamente no entrelaçar das fibras de lã 100% (geralmente de carneiro) formando uma espécie de tecido ou até mesmo esculturas mais firmes. Existem diversas técnicas de feltragem: a feltragem com agulhas (needle felting), feltragem molhada (wet felting) e Feltragem Nuno(Feltragem Nuno).


Feltragem com agulha


A feltragem com agulhas é a mais recente das técnicas de feltragem e também a mais fácil de aprender para quem está começando. Nesta técnica, o processo de feltragem ocorre através do entrelaçar das fibras de lã com o auxílio de uma agulha especial para feltragem, que empurra as fibras para dentro da peça que está sendo trabalhada. Dessa forma a lã vai se feltrando e fixando entre si, moldando a peça. O processo é bastante repetitivo e minucioso. Quanto mais se espeta a agulha na peça, mais ela se firma e reduz o tamanho.


Existem diversos tipos de agulha de feltragem, elas possuem farpas e variam o tipo de ponta, quantidade e lado de farpas, espessura e até equipamentos em que é possível utilizar várias agulhas de uma única vez acelerando o trabalho. A espessura da agulha varia das mais finas, com numeração maior (40 e 42) até as mais grossa com numeração menor (34 e 36). A agulha de feltragem é delicada e muito afiada, machuca muito e também quebra com facilidade.



Feltragem molhada


A feltragem molhada é uma técnica muito antiga, com mais de 6000 anos de história. Também utiliza a lã pura, porém a feltragem ocorre com água, sabão e fricção. O resultado é uma espécie de tecido que pode ser moldado. Com esta técnicas são feitas diversas peças, como tapetes, roupas, sapatos, almofadas e outros objetos de decoração. O feltro resultante desta técnica é muito diferente do feltro industrializado, que é sintético, feito com outro tipo de processo e não se molda como o feltro feito com a lã natural.

Peças tricotadas com fio de lã 100% também podem ser feltradas. O processo é similar ao da feltragem molhada por utilizar água quente e sabão. Assim a peça encolhe faz com que feltre suas fibras.


Feltragem Nuno


A feltragem Nuno é muito similar a feltragem molhada, porém utiliza outros tecidos, como a seda em conjunto com a lã para formar peças e texturas variadas.


Espero que tenha gostado de saber mais sobre a feltragem.



Vamos começar?

2.839 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page