Feltragem com agulha: 3 materiais básicos que você precisa ter para começar

Atualizado: 6 de Abr de 2019

A feltragem é uma técnica que você experimentar sem precisar investir na compra de muitos materiais. Basta um pouco de lã penteada, uma base macia e agulha especial para feltragem e você já pode começar a fazer suas peças. Conheça agora nesse post os principais materiais para que você produza excelentes peças com a feltragem com agulha.


1. Lã


Existem diversas fibras que podem ser utilizadas na feltragem, a mais usada aqui no Brasil é a lã de ovelha. Encontramos facilmente no mercado as lãs de ovelhas Corriedale e Merino.

A lã do tipo Corriedale é um pouco mais grossa e áspera. Já a lã Merino é mais fina, macia e até mais brilhosa. Observe abaixo a lã Merino (esquerda) e corriedale (direita).


Lã merino e lã corriedale

As duas funcionam perfeitamente para a feltragem com agulha a seco, mas a Corriedale é mais fácil de trabalhar, principalmente para quem está começando, porque com ela a feltragem é feita mais rapidamente e ela ainda é um pouco mais barata.

A lã de enchimento, mais barata que as demais, é uma ótima opção para a parte interna das peças de feltragem seca. Ela é apenas lavada, e as fibras não são escovadas.



Cores das lãs


Encontra-se disponível no mercado a lã natural sem tingimento nenhum; em diversos tons naturais de marrom, cinza e crua. Elas são mais macias e suas cores não são tão uniformes justamente por não passar por nenhum procedimento artificial de tingimento.

Essa lã marrom, por exemplo, apresenta vários fios um pouco mais claros. O mesmo acontece com a lã cinza. É preciso considerar esse aspecto na sua feltragem com agulha.




A lã tingida, por sua vez, pode ser homogênea, ou seja, toda de uma cor só. A depender do fornecedor, ocorrem algumas diferenças de tonalidade — áreas mais claras e outras mais escuras — na mesma meada.


Outro tipo é a lã de várias cores. Esse tipo de lã é tingida de várias cores em uma mesma meada.




Manuseio das lãs na feltragem com agulha


Nunca corte a lã com tesoura. Para romper, basta segurar a lã com as duas mãos não muito perto uma da outra e puxar.


· Clique para seguir a Santa Meada no Instagram



2. Agulha especial para feltragem


A mais comum é a agulha triangular de feltragem. É a mais fácil de encontrar e para iniciantes é suficiente. Recomendo que se tenha pelo menos uma média e uma pequena.

A ponta da de feltragem contém escamas que vão empurrar as fibras para dentro da peça e assim ela se entrelaça caracterizando assim a feltragem com agulha.

Como é só na ponta que existem essas escamas, responsáveis pela feltragem, não é necessário espetar a agulha muito profundamente na lã. Essa agulha é extremamente afiada, se ela tocar no seu dedo vai ser bem doloroso. Veja na imagem o espaço restrito às escamas:



Além do mais ela é delicada, é comum que se quebre algumas vezes nas mãos dos iniciantes antes que se desenvolva o costume.

· Clique para seguir a Santa Meada no Facebook



Acessórios para agulha


Esta caneta apresentada logo abaixo facilita o trabalho de feltragem com agulha. Nela podemos encaixar até 3 agulhas. Você pode colocar 3 agulhas finas e feltrar de forma mais ágil já que são mais agulhas fazendo o trabalho de uma vez.


Essa ferramenta é ótima para finalizar a peça porque dá um acabamento mais uniforme e ameniza o aspecto de furinhos.

Este outro comporta até 7 agulhas. Ela vem com uma proteção em trava acoplada a uma mola. É mais utilizada para uma feltragem mais plana, como na confecção de quadros, aplicação de lã em um tecido ou qualquer outro trabalho que envolva uma superfície mais reta.




3. Base macia para a feltragem com agulha


Qualquer base macia funciona, o fundamental é que você possa espetar a agulha nessa superfície sem danificá-la. Uma esponja, escova virada com as cerdas para cima ou uma almofada funcionam muito bem. Só tome cuidado para não utilizar algum material que feltre com a lã e acabe feltrando junto a sua peça.

Outro tipo de base pode ser um saco de juta preenchido com grãos.


· Clique para acessar a loja da Santa Meada


Agora que você já sabe de tudo o que precisa para começar a fazer sua feltragem com agulha, adquira seus produtos e comece já seguindo tutoriais do nosso canal no Youtube. E se ficou alguma dúvida, comente-a logo abaixo!



48 visualizações

Mensagem por Whatsapp

(51) 99156.0606

  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

copyright © 2019 - Santa Meada

  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon