top of page

Sete dicas essenciais para conservação do seu material de feltragem



Nós, que trabalhamos com feltragem, utilizamos materiais muito delicados, que exigem cuidados bem específicos para que tenham longa durabilidade. Aposto que aqueles que já estão nesse ramo há mais tempo vão concordar comigo que não é surpresa, vez ou outra, encontrar visitantes famintas na lã ou mesmo ver suas agulhas favoritas enferrujarem assim, do nada.


Preparei algumas dicas para ajudar você a armazenar com carinho e cuidado esses materiais preciosos, para que eventos como esses não o surpreendam. Afinal, nada acontece assim, de uma hora para a outra e é possível tomar medidas de precaução para aumentar a vida útil de itens em que você investiu com tanto empenho.


Vamos começar com as agulhas. Elas são delicadas, mas seu material é feito para durar, se você souber armazenar de forma adequada, longe da umidade, do calor em excesso e, principalmente, sem entortar.


1. Mantenha em lugar seco e em temperatura ambiente

Parece papo de embalagem de alimento, mas é verdade: o calor e a umidade são a combinação perfeita para o desenvolvimento de ferrugem e não existe inimigo mais feroz para suas agulhas que ela. Então, guarde suas mimosas, de preferência, em um potinho hermeticamente fechado, com uma buchinha de lã no topo. Assim, você evita a passagem de gotículas de água. Cuidado quando estiver em ambientes naturalmente mais úmidos, como praia ou rios. Assim que usar, guarde-as de volta na embalagem.


2. Utilize óleo para lubrificar

Um reforço que procuramos dar para evitar ferrugem é com um óleo especial para máquina de costura, que não mancha a lã. As agulhas da Santa Meada já vêm revestidas com ele, mas você pode reforçar a dose de tempos em tempos.


3. Cuidado para não entortar

Tenha um cuidado específico com esse ponto, pois uma agulha torta é caminho para uma agulha quebrada. Procure evitar quedas bruscas e forçar muito no uso para que isso não aconteça.




Agora, vamos às lãs. Nossos tesouros, pelos quais zelamos e amamos tanto, merecem todo nosso carinho e atenção. Por serem materiais naturais, de origem animal, elas merecem um cuidado especial com alguns elementos da natureza como bichinhos e a famigerada umidade.


4. Fique atento às traças

Essas danadas, que estão por todos os lugares, amam lã. Uma boa forma de evitar traças é utilizando bolinhas de cedro no meio das fibras ou naftalina. O cedro está disponível para venda pela internet, em sites que vendem itens para casa.


5. Armazene longe da umidade

O ambiente seco também é o ideal para guardar sua lã, pois a combinação de umidade e calor pode fazer com que a lã feltre e isso é um processo irreversível. Para entender isso um pouco melhor, é só pensar que o processo de feltragem molhada é exatamente esse: umedecer a lã e trabalhar com calor, apertando e moldando ela até chegar no ponto que desejamos. Agora, é muito melhor fazer isso com uma intenção que descobrir que suas lãs já estavam feltradas antes mesmo de abrir o pacotinho, né?


6. Guarde a lã em saquinhos separados por tonalidades

Para evitar que apareçam fios de azul no meio do rosa, separe os tons das suas lãs em saquinhos e guarde-as assim. Isso ajuda muito na preservação das paletas, pois evita que uma cor “suje” as demais. Também é uma boa dica na hora de criar, pois auxilia a enxergar as tonalidades que estão próximas umas das outras e pode ser uma forma interessante de visualizar as

possibilidades de explorar seus materiais.



7. Cuide das outras fibras

O algodão, a viscose e a seda são fibras muito delicadas e, às vezes, só de manusear elas já se despenteiam. Por isso, o ideal é guardar cada uma em um saquinho separado, mexendo o mínimo possível nelas.




Gostou das dicas ou ficou com alguma dúvida? Me escreve! Vai ser um prazer conversar com você sobre essa atividade tão deliciosa que é a feltragem. Aproveita e compartilha suas dicas de conservação dos materiais comigo. Espero seu contato!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page